domingo, 17 de março de 2013

Ptah, o senhor da Criação!


   Esta bonita estátua, oriunda da antiga capital de Tebas-Usaet, no Sul do Egito, é datada do reinado de Amenhotep III, c. de 1390-53 a.C. e representa uma das maiores divindades egípcias: Ptah, "o da bela face", "o senhor da Verdade", "o mestre da Justiça", "o que ouve as orações", "o mestre das Cerimónias", "o senhor da Eternidade" - só alguns dos epítetos pelos quais era designado.

   A importância de Ptah no panteão religioso egípcio não deve ser subestimada: era considerado o senhor da Criação, que com o seu pensamento e com a sua palavra, criou o Mundo. Nessa qualidade, todos os componentes da Natureza e do Universo deviam a Ptah a sua existência, dado que ele concebeu-os por via do pensamento e por via da magia da sua palavra, deu-lhes forma.

   A sua importância simbológica como criador reforçou-se ao longo dos milénios através da sua associação à monarquia faraónica, já que se considerava Ptah como um crucial preservador do papel do monarca. Sem contar ainda que Ptah era o patrono dos artífices, protegendo os que se dedicavam aos trabalhos artesanais e artísticos. Dada a profusão de obras de arte de todas as qualidades, promovidas ao longo de milhares de anos, compreende-se porque o culto de Ptah, tão cedo iniciado, se tenha espalhado e prolongado por todo o Antigo Egito até ao fim da era faraónica.

  Ptah era a principal divindade na região da milenar Mênfis desde os primórdios da unificação do país, fazendo parte da Tríade Menfita, ao lado de Sekhmet, sua esposa e Nefertum, seu filho. É representado frequentemente na forma de Osíris (pele de cor verde, envolto em linho e com a típica barba divina), segurando um bastão ou cetro com os símbolos de ankh, djed e uas, ou seja vida, estabilidade e poder, fortalecendo a sua posição como deus com o poder da criação e estabilização. Devido ao seu papel criador, também tem afinidade com as questões da fertilidade e do renascimento e, como é habitual na religião egípcia antiga, sofre o sincretismo com outras divindades, como Bes, o boi Ápis e Sokar.

  O culto de Ptah tornou-se tão popular na sociedade egípcia que veio a ser elevado à posição de uma das principais divindades nacionais, associado às cerimónias faraónicas. O seu culto depressa se estendeu aos maiores centros populacionais, encontrando-se vestígios da sua prática em Abido, Tebas, Abu-Simbel e Pi-Ramsés. Existem ainda provas do seu culto fora das fronteiras do Duplo País, em diversos pontos do Mediterrâneo Central e Oriental - Cartago, por exemplo - graças aos Fenícios.

  A estátua, aqui exibida, encontra-se no Museu Egípcio de Turin, em Itália, o qual contém uma das maiores coleções de Arte Egípcia encontradas no estrangeiro. Vale a pena visitar!

2 comentários:

  1. O grupo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que em parceria com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos esteve no Egito, na visita de estudo que decorreu entre 20 de março e 2 de abril, marcou presença no sítio da antiga Mênfis, a cidade de Ptah.

    Renovando a tradição dos anos anteriores, a visita à grande necrópole de Sakara, para ver o complexo funerário do Hórus Djoser e outros vestígios no local, foi rematada com a habitual passagem por Mênfis, onde ainda se encontram grupos escultóricos com o deus Ptah.

    ResponderEliminar
  2. Recordo-me que há nove anos quando eu próprio estive no Egito na companhia do professor, visitámos diversos vestígios da antiga cidade de Mênfis, nomeadamente uma colossal estátua de Ramsés II, deitada no chão e devidamente resguardada dos elementos. Pena que Mênfis tenha sido quase totalmente destruída, uma cidade milenar e muito interessante de ser visitada, certamente, se estivesse intacta...

    ResponderEliminar