domingo, 24 de abril de 2011

Evolução das pirâmides

Pirâmides são gigantescos túmulos reais e característicos do Império Antigo.
Durante este período houve uma grande evolução desde as mastabas, que as precederam, até ao apuramento técnico que permitiu a construção das mesmas.

A pirâmide de Sakara, ou pirâmide escalonada, foi uma das primeiras tentativas para executar um monumento piramidal. Foi mandado executar pelo faraó Djoser da III dinastia (cerca de 2650 anos a.C.) e, grosso modo, era feita com 6 mastabas, com tamanhos decrescentes.

Na IV dinastia, em Meidum, a cerca de 100 Km do atual Cairo, foi erigida uma pirâmide que inicialmente tinha também degraus mas, numa fase posterior, foi coberta com várias camadas de pedra nos vãos e um revestimento externo de forma a ser convertida numa verdadeira pirâmide de faces lisas já na época do faraó Senefru. Mais tarde deu-se o desmonoramento parcial pelo que presentemente só se pode observar a estrutura interior.



Outra pirâmide também mandada erigir em Dahshur, no tempo do faraó Senefru, chamada romboidal, com cerca de 105 metros de altura mas com uma inclinação na metade inferior de 54º e na superior de 43º. Esta estranha forma da pirâmide deveu-se a problemas de sustentação e ameaça de colapso da mesma, de maneira que a redução da inclinação foi para que a estrutura aguentasse, e a verdade é que ela lá está ainda de pé.



Foi no reinado de Khufu, filho de Senefru que se chegou ao máximo nível técnico, estando a sua pirâmide em Guisa, inclinada regularmente a 52º relativamente ao plano do chão. A partir desta fase, com o conhecimento entretanto adquirido, tornou-se mais previsível a construção das pirâmides seguintes. O seu filho Khafré seguiu-lhe as pisadas e erigiu um pirâmide também em Guisa, e de dimensões semelhantes, no entanto, a partir dessa altura, os faraós seguintes, denotando uma menor capacidade económica realizaram-nas mas com dimensõs mais modestas. De qualquer maneira todas elas foram saqueadas ainda na antiguidade, não conseguindo preservar o seu conteúdo. Com o fim do Império Antigo foi deixado este tipo de construção, dando lugar aos templos funerários.

1 comentário:

  1. Cá está um bom resumo do nosso sunu Jorge Pronto sobre as pirâmides mais significativas do Império Antigo, sobretudo as da IV dinastia em Dahchur e Guiza (cerca de 2600-2500 a. C.).

    Apenas a frase final do texto merece esclarecimentos: os túmulos reais em forma de pirâmide continuaram a ser erigidos na XII dinastia (c. 2000-1750 a. C.) e só depois foram substituídos por túmulos reais escavados na rocha (Império Novo).

    São célebres os túmulos do Vale dos Reis, cujos templos funerários ficaram separados e virados para Tebas-Uaset (hoje Lucsor), ao contrário das antigas pirâmides, onde os respectivos templos funerários estavam mesmo ao lado virados para leste.

    ResponderEliminar